Velhos conhecidos na Luz "Eusébio uma lenda" Lass Schone, jogador do Ajax um grande Clube e basta anali- sar o que tem conquistado nas ulti mas épocas. Prevejo um bom jogo antes da competigao a sério" Somos nós! Eusébio Cup Toni recorda duelos com Ajax <r s? LUIS Fialho O futebol, tal como o mundo, estó longe de ser aquilo que queriamos. o que E neste futebol, como neste mundo, ha que fazer contas, pois os salarios nao se pagam com feijöes, nem com juras de amor eterno. Neste futebol ninguém joga pela camisola. Gente de diferentes latitu des procura que a cada passo na car- reira corresponda gordura na conta bancaria. Os empresarios, os fundos e os passes repartidos, acrescentam vinagre a um prato ja de si indigesto. E temos o meicado de transferências sobre a mesa. Temos o futebol modemo, de costas voltadas para tudo o que o popularizou. Lamento, mas nao existe outro. Só hé este, e, com os seus vfcios e virtudes, conti- nuamos a ama-lo..por enquanto. Insubstituiveis somos nós. E nós, sócios, jamais poderemos falhar com o apoio a equipa e ao Clube O Benfica nao lhe esta imune. Terao sido cometidos erros nesta pré-temporada? Porventura sim, na forma de comunicar com uma massa adepta jovem, cada vez mais instrulda, que exige perceber como, de que forma, e porque razao, sao tomadas determinadas decisöes. De resto, lutar contra a voragem dos tempos, e dos dinheiros, como lutar contra a chuva. Lamento, mas esta a verdade. Quanto a jogadores, prevalece a velha maxima segundo a qual só fazem falta os que ca estao. Ja vimos sair Di Maria, David Luiz, Ramires, Fabio Coentrao, Witsel, Javi Garcia e Matic, todos eles, a seu tempo, insubstituiveis. Sem eles, em Maio ganhamos tudo. Agora sairao outros. Sem eles, tere- mos de voltar a ganhar. Iremos voltar aganhar. Insubstituiveis somos nós. E nós, sócios, jamais poderemos falhar com o apoio a equipa, ao clube, e a todos aqueles que o servem - compreen- dendo que facil criticar (a quem esta de fora), sendo bem mais dificil decidir (a quem esta de dentro). No dia em que o Campeonato tiver infcio, entraremos em campo com onze jogadores. Essa sera a nossa equipa. Com ela, faremos a longa caminhada até ao 34.° tftulo. Depois virao outros, e mais outros, e mais outros. Mas nós.nós estare- mos sempre ca. Nós que somos o Benfica. E o Benfica seré tao forte quanto a uniao que demonstrarmos em seu redor. Toni esteve em todos os jogos oficiais do Benfica frente ao Ajax Frank de Boer, treinador do ajax Candeias "Precisamos do apoio de todos na Eusébio Cup. Contamos contigo" Ivan Cavaleiro Precisamos do apoio de todos na Eusébio Cup Derley "Vamos homenagear o Rei Eusébio, no Estadio da Luz Talisca "Eu vou estar na Eusébio Cup Frank de Boer,treinador do Ajax O Benfica uma optima equipa e sempre um prazer vê-los jogar. um adversario que tenta sempre jogar um futebol atractivo" PREQ0S Bancadas Socio Publico Bancadas ME0 Moche PisoO 20€ 30€ Piso 1 25€ 40€ Piso 3 15€ 25€ Bancadas Coca-Cola Sagres Piso 0 10€ 20€ Piso 1 20€ 30€ Piso 3 10€ 20€ Geragao Benfica (3 a 13 anos, qualquer bancada) 5€ - Bilhete Familia 25€ (Bancada Coca-Cola) Mais informagöes em www.slbenfica.pt O Ajax vai pisar o Estadio da Luz, após realizar uma série de jogos na pré-época (ver pag. 5). Na hora de falar sobre o desafio, o treinador Frank de Boer nao poupou elogios ao Benfica: "Na época passada foram Campeöes e estiveram presentes na Final da Liga Europa. O nosso antigo jogador Sulejmani joga no Benfica. Sao uma optima equipa e sem pre um prazer vê-los jogar. um adversario que tenta sempre jogar um futebol atractivo", vincou. O técnico aproveitou ainda para exaltar a memória de Eusébio e recordar a sua passagem pelo relvado da Luz na condigao de jogador: "O Eusébio foi um grande jogador, um dos melhores da sua geragao. uma lenda no Benfica, assim como Cruyff no Ajax um Estadio com um campo fantastico. Ja estive ca como jogador no Euro 2004." fn <J+ <r+ www.slbenfica.pt Futebol - Eusebio Cup BENFICA - Ajax Sabado, dia 26,19h45 Odia 26 de Julho marca o reencontro entre dois colossos do Futebol Europeu. Conjuga- ?ao de numeros curiosos, a 7.a ediqao da Eusébio Cup casa com o 7.° encontro das "aguias" com a equipa do Ajax. Sempre que Ben fica e Ajax entraram em campo para disputar jogos oficiais Toni esteve presente. O antigo médio e treinador do Benfica foi titular nas cinco partidas, todas para a antiga Taqa dos Clubes Campeöes Europeus. "Estava a nascer uma grande equipa do Ajax. Além do Cruyff havia o Krol, jogadores que fize- ram do Ajax um clube com dimensao europeia", comeqou por salientar Toni. A história entre Benfica e Ajax comeqa no fim da década de 60. A 12 de Fevereiro de 1969, o estadio Olimpico de Amesterdao viu o glorioso veneer 3-1, na primeira mao dos quartos-de- final, golos apontados por Jacinto Dias, Torres e José Augusto. Ao lado de figuras como Eusébio, Simöes e Coluna,Toni viu os holandeses respon- derem na mesma moeda a 19 de Fevereiro na Luz. Desta vez, 3-1 favoravel ao Ajax, forqando a eliminatória a um terceiro jogo, realizado em Colombe, Franqa, no Estadio Olimpico Yves-du- Manoir. A 5 de Marqo, após 90 minutos sem golos, Joahn Cruyff por duas vezes e Danielsson no prolongamento selaram o triunfo por 3-0. "Nessa altura passamos por situaqöes que hoje eram completamente impossiveis, como disputar o terceiro jogo. Hoje temos a situaqao dos penaltis que nao muito melhor, mas nao pior", salientou Toni. Em 1972, os clubes voltam a cruzar-se nas meias-finais daTaqa dos Clubes Campeöes Euro peus. Em Amesterdao, o Benfica perdeu I -0 com um golo de Swart e em casa nao conseguiu virar a eliminatória, ficando-se por um empate sem golos. Mais recentemente no Torneio de Ames terdao, 40 anos depois, o Benfica voltou a marcar trés golos em Amesterdao, por intermédio de David Luiz, Di Maria e um auto golo de Aissati. O resultado final foi 2-3. Agora os protagonistas vao ser outros e qua- tro atletas, em concreto, deixaram um apelo para que os Sócios e simpatizantes criem um bom ambiente naquela que sera uma homenagem pós- tuma a gloria do Sport Lisboa e Benfica. LP

Programmaboekjes (vanaf 1934) | 2014 | | pagina 32