Arranque duplo para o "Tri Hóquei em Patiims Roberto Reis e "Kibinho reinaram no Porto Joao Rodrigues, o goleador Voleibol Sorteio do Campeonato Nadonal Marco Rebelo >Texto IU MEUIi ■i JoséJardim aponta aos objectivos CAMPEONATO 1.a VOLTA 1.a ornada Leixöes (c) 18/10 2.a ornada SC Espinho (c) 19/10 3.a ornada F. Bastardo (f) 25/10 4,a ornada Clube K (f) 26/10 5.a ornada AA Espinho (c) 01/11 6.a ornada Castêlo Maia (f) 08/11 8.a ornada SC Caldas (f) 15/11 9." ornada Vilacondense (c) 22/11 10.a jornada V. Guimaraes (c) 23/11 12.a jornada CA Madalena (f) 06/12 14.a jornada Esmoriz (f) 13/12 Na pretérita sexta-feira, dia 18, decorreu o sorteio do Campeonato NacionaL O Benfica, actual detentor do titulo, come^a em casa com Leixöes e SC Espinho. José Jardim elogioso Todos os jogos da Primeira Fase contam. NSo se transportam pontos para uma Segunda Fase, mas os pontos amealhados s3o importantes para cimentar a posigao José Jardimtreinador Nacional de Voleibol de Praia A terceira etapa do Campeonato Nacional de Voleibol de Praia fleou pintada em tons de vermelho. A dupla do Benfica, Rober to Reis e Fabricio Silva, "Kibinho", venceu a dupla Simöes/Moreira por 2-1, com os parciais de 21-14,22-20 e 6-15. Até la, a dupla foi vencendo todos os adversarios, trajecto que se iniciou na sexta-feira, dia 18, com o triunfo diante da dupla Lemos/Brito por 2-0 (21-17 e 21-14). A próxima etapa sera entre os dias 8 e 10 de Agosto, num local ainda a designar. V No Europeu O titulo de Campeao da Europa fugiu, mais uma vez, aos "ursos", que ja nao vencem a competigao desde 1998, ano em que a prova se realizou em solo nacional, na capital do móvel Pagos de Ferreira. A Selecgao italiana sagrou-se Campea da Europa 24 anos depois, conquistando o troféu pela terceira vez na sua história. Em Alconbendas assistiu-se a um Campeona to da Europa totalmente atipico, onde o pragmatismo e o contra-ataque foram as armas que garantiram a vitória transalpina. Portugal e Espanha eram os grandes favo- ritos, mas foram surpreendidos pela Italia que conseguiu um empate frente aos espa- nhóis e uma vitória frente aos Portugueses. Portugal pecou na hora de finalizar, ao con- Atletas do Benfica na prova Joao Rodrigues 6 golos Valter Neves 2 golos Diogo Rafael 2 golos trario dos italianos, a quem nao faltou frie- za e sentido de oportunidade. As grandes competigöes decidem-se nos pormenores e na hora da verdade faltou competência e rigor a nossa Selecgao. De qualquer modo, importante destacar o trabalho desenvol- vido por Luis Sénica e torcer para que no futuro os erros cometidos nao se voltem a repetir. Dos jogadores ao servigo da Selec gao, sinal mais para Joao Rodrigues que foi o meihor marcador da equipa com seis golos marcados na prova. Diogo Rafael e Valter Neves, também atletas do Benfica, assinaram dois golos cada um. A entrada na competigao nao poderia ter sido meihor, tal como foi noticiado na edigao anterior, vitória sobre a equipa gaulesa por 3-1, em que Joao Rodrigues celebrou 24 anos. No segundo jogo, vitó ria folgada sobre a Suiga por 5-0. Para o terceiro encontro estava reservado o meihor hóquei português, vitória clara e sem margem para düvidas sobre a Ale- manha, 13-3 foi o resultado final. O encontro da 4.a jornada frente a Italia ficou marcado pelas oportunidades des- perdigadas por parte da equipa das qui- nas. A derrota neste jogo, por 3-2, compli- cou as contas portuguesas. Na ültima partida, obrigado a veneer a Espanha e a esperar pela derrota da Italia, os "ursos" nao foram aquém de um empate por 6-6 contra o velho rival. LP Na passada sexta-feira, mais do que o sorteio do Campeonato Nacional em si mesmo, a grande novidade foi o novo modelo competitivo que incide na época 20l4/l5.Termina a Segunda Fase, transformada num play-off de acesso, primeiro a meia-final e depois a final. A Pri- meira Fase mantém-se, mas, como referiu José Jardim, ja nao ha "fases mortas". Agora todos os pontos, todos os jogos contam. Quis a sorte que o Bicampeao arrancasse em casa diante do Leixöes. Urn histórico que regressa ao convivio com os grandes.As pri- meiras jornadas, alias, nao se antevêem faceis, pois ao Leixöes seguem-se recepgao ao SC Espinho e deslocagao a casa da Fonte do Bastardo. Uma semana antes, o Benfica defende a Supertax ante o Castêlo da Maia. Muito contestatario desde o inlcio do modelo que agora termina, o treinador do Sport Lisboa e Benfica, José Jardim, vê com bons olhos estas alteragöes. A primeira vista. o Campeonato tornar-se-a mais competitivo e durara, a priori, mais tempo o que sera gera- dor de maior receita para os clubes mais pequenos. Numa altura em que a modalidade cresce em Portugal ao ritmo da competitividade demonstrada pela Selecgao Nacional nas competigöes internacionais, este tipo de medidas sao bem-vindas. José Jardim, em declaragöes a BTV, apontou ao equilibrio como arma importante a reter."É um modelo mais equilibrado, mais justo, que premeia aquele o meihor ao longo da época despor- tiva por estar em sistema de play-off a partir da Primeira Fase. Portanto, mantém-se igual, mas depois os quatros primeiros e só eles terao acesso a disputar o play-off pelo titulo com o primeiro a jogar com o quarto e o segundo com o terceiro, ha meihor de cinco jogos. Quem veneer trés passa para a Final e depois quem veneer outros trés jogos o campeao nacional", comegou por destacar. E prosseguiu a analise a este novo modelo: "Só os melhores têm a hipótese de chegar ao titu lo. Todos os jogos da Primeira Fase contam. Nao se transportam pontos para uma Segun da Fase, mas os pontos amealhados sao importantes para cimentar a posigao para encarar os play-offs, seja na meia-final, seja na Final. Nao ha fases mortas em que ha pouco interesse competitivo." Com o "Tri" no horizonte, o Benfica tem varios testes importantes logo no arranque da temporada e uma boa preparagao na pré-época fulcral. "O primeiro jogo com o Leixöes e logo depois jogamos logo com o SC Espinho. Portanto, uma jomada dupla a abrir o Cam peonato perante os nossos adeptos o que sempre positivo. Na 3.a jornada vamos a casa da Fonte do Bastardo. uma entrada forte e a equipa vai ter de se preparar desde o primeiro dia para estar bem nessa altura", considerou. O primeiro jogo do Campeonato a 18 de Outubro. iii in i ut IB f TKIXOINB

Programmaboekjes (vanaf 1934) | 2014 | | pagina 25