Duelo de "canteras" no Seixal Presenga em torneios de referência Bês empatam no CFC Empate com V. Setübal André Ventura Diz-se por al. Equipa B Jogo com Ajax Sub-20 este sabado Juniores Na Irlanda, Alemanha e Africa do Sul Hélder Cristóvao continua a sua demanda de prepa rar da meihor forma a equipa B para a época de 2014/15. Dia 26 de Julho, as 16 horas, no Caixa Futebol Campus, os "bês" enfrentam o Ajax Sub-20. Tomeio "Lev Yashin" Torneio "Lev Yashin" 1 Particular com Oriental Antes da participagao no Tor neio "Lev Yashin", a equipa B do Sport Lisboa e Benfica recebeu, na manha do dia 19 de Julho, o Oriental, também da Segunda Liga. O adversa- rio esteve a veneer por 0-2, mas o conjunto orientado por Hélder Cristóvao logrou o empate por intermédio de Kevin Friesenbichler (73') e Urreta (89'), este ültimo na cobranga de uma grande penalidade. Pré-temporada A equipa B do Sport Lisboa e Benfica realizou, no dia 16 de Julho, no Caixa Futebol Cam pus, um jogo de caracter par ticular com o Vitória de Setü bal. O encontro terminou com um empate a uma bola. Aos 70 minutos, os sadinos colocaram-se na frente atra- vés de um remate de Valdo. Os "bês" responderam I. por intermédio do ata- cante Kevin Friesen- bichler, aos 81', fixan- p* do o resultado final. Raphael Guzzo com a camisola da Selecgao Europeu Sub-19 Disse Jorge Jesus, após o dérbi, que "apenas trabalho nao basta, preciso qualidade". Frase certeira no momento apropriado, nao apenas enquanto expressao do resultado frente ao rival, que tem de ser relativizado, mas sobretudo enquanto panorama realista do mercado de transferêneias e, em especial, das proftmdas alteragöes e turbulências que se abatem sobre os clubes mal a termina. Vivemos num tempo em que poucos sao os clubes com sucesso no palco europeu que conseguem manter as suas equipas intact as. Quer se goste ou nao, uma reali- dade que nos ultrapassa e, como Luis Filipe Vieira tem reconhecido bem, devemos saber lidar com ela, sem complexos, quer do ponto de vista desportivo, quer financeiro. Penso, no entanto, que os clubes de sucesso - como indiscutivelmente o o Benfica - que nao se enquadram na restrita oligarquia de clubes europeus a quem o dinheiro nunca acaba, terao no fiituro de encontrar Sao poucos os clubes com sucesso no palco europeu que conseguem manter as suas equipas intactas mecanismos juridicos, económi- cos e desportivos que permitam um grau razoavel de continuidade face as épocas em que obtêm sucesso. Alias, uma das razöes para a prestagao coerente do Sporting na final da Taga de Honra, tal como apontado pelo próprio Jorge Jesus, foi a escassa relevancia das alteragöes face ao plantel da época anterior. Como que isto pode ser feito? Que mecanismos poderao ser encon- trados? A resposta nao faril de ser dada, mas devera ser encon- trada algures entre formas juridi- cas consistentes de acordo entre as federagöes de futebol ou os clu bes - e nao apenas dentro da tal oligarquia - e com a aplicagao rigorosa de regras de fair play financeiro, tal como tem sido defendido aos quatro ventos pela propria FIFA mas posto em prati- ca de forma muito pouco visivel. O futebol precisa de livre concor- rência, certo. Mas precisa igual- mente de integridade, justiga, transparência e fair play! ai que a maravilha do trabalho realizado se casa com o sucesso desportivo. Apré-época da equipa B segue de vento em popa. O técnico Hél der Cristóvao tenta integrar da meihor forma os novos membros do plantel e incutir a filosofia "ver- melho e branca" no modelo de jogo dos "bês". No mesmo dia em que se realiza a 7." edigao da Eusébio Cup, 26 de Julho, na qual a equipa principal enfrenta o campeao holandês, a equipa B do Sport Lisboa e Benfica recebe a equipa de Sub-20 do Ajax, pelas 16 horas no Seixal. A par do Benfica, o Ajax urn clube de elite, no que toca a formagao de jovens jogadores. Johan Cruijff, Marco van Basten, Frank Rijkaard, Wim Kieft, Dennis Bergkamp e Patrick Kluivert sao alguns dos nomes de referência formados no Clube holandês. Nesta altura do ano os benfiquis- tas ja exasperam por ver a bola a rolar, por isso nao pode perder esta oportunidade unica de ver, no mesmo dia, dois grandes jogos. Passé urn sabado em familia na companhia do seu Clube, desloque-se até ao Caixa Futebol Campus, no Seixal, e depois até ao Estadio da Luz. A equipa B marcou presenga no torneio "Lev Yashin", que decorreu entre 21 e 24 de julho, em Moscovo. Para além do Benfica participaram neste torneio de pré-época as equi- pas do OFK Sub-20 da Sérvia, o PAOK Sub-20 da Grécia, Malaga B de Espanha, CSKA de Moscovo B e o Dlnamo de Moscovo B. No primeiro desafio os "bês" foram derrotados pelo OFK da Sér via, por 1-0. No segundo encontro, a equipa venceu o Malaga B, por 3-1e quali- ficou-se para a final, que teve lugar ontem, dia 24 de Julho. Lev Yashin foi guarda-redes da Russia, Uniao Soviética a época, e travou alguns duelos Eusébio, o mais mediati- co dos quais no Mun- dial de 1966, em Ingla- terra, em que o "Pante- ra Negra" o bateu na marcagao de uma gran de penalidade. LP 1.a jornada OFK Sub-20 - Malaga B 0-2 Dinamo Moscovo B - PAOK Sub-20 3-2 2." jornada Benfica B - OFK Sub-20 0-1 CSKA B- Dinamo de Moscovo B 0-1 3.a jornada Malaga B - Benfica B 1-3 PAOK Sub-20 - CSKA B 1-2 com Esta a porta uma nova temporada e com ela mais torneios, todos eles de referência. Os Juniores estao estes dias a competir na Irlan da, Alemanha e Africa do Sul. O Torneio Ruhr Cup, na Alema nha, volta a contar este ano com a presenga do Sport Lisboa e Benfica. Depois das participates em 2011 e 2012, os Juniores aproveitam a com- petigao internacional de Sub-19 para preparar a nova temporada. Desde ontem, dia 24, a equipa orien- tada por JoaoTralhao esta integrada no Grupo A, juntamente com o Borussia Dortmund, o Dinamo Tbi lisi, o Olympiacos e o Wolfsburgo. O outro agrupamento composto pelo Schalke 04, Galatasaray, West Ham United, Maccabi Netanya e Borussia Mönchengladbach. As meias-finais deste Torneio estao previstas para sabado, enquan- to os jogos do 3.° e 4° lugar e final vao ser realizados no domingo. Como uma equipa de Sub-18, o Benfica participa ainda na Milk Cup, na Irlanda, onde vai defrontar as equipas do Club America, do Co. Tyrone e do Brentford entre os dias 28 e 30 de Julho. Ha ainda a presenga no Torneio de Durban, na Africa do Sul. O pri meiro encontro do Grupo A, entre Boca Juniors e Benfica, esta marcado para o dia 31 de Julho. A 2 deAgos- to, os Juniores defrontam a AS Roma. Dois dias depois, o Benfica tem encontro marcado com o KZN Academy. A competigao conta ainda com uma Selecgao de Sub-19, o San tos, o Feyenoord e o Everton. A Selecgao de Sub-19 entrou vitoriosa no primeiro jogo da Fase Final do Europeu. A 19 de Julho, Por tugal venceu, por 3-0. No dia 22, a equipa lusa derrotou a Hungria, num desafio com um resultado claro (6- -I) para as cores nacionais. Com esta vitória, os Sub-19 asse- guraram desde logo presenga nas meias-finais do Campeonato Euro peu. Antes da fase a eliminar, Portu gal defronta esta sexta-feira a Aus tria no ültimo jogo do Grupo A. Com forte presenga no conjunto liderado por Hélio Sousa, o quarte- to do Benfica, Joao Nunes, Pedro Rebocho, Raphael Guzzo e Nuno Santos, marcou presenga no primei ro jogo com os israelitas. Frente a Hungria, a presenga fez-se notar menos, com Joao Nunes e Raphael Guzzo em campo e Pedro Rebocho como suplente. Por ter sofrido uma lesao no joelho esquerdo, Nuno Santos foi dispensado dos trabalhos da Selecgao de Sub-19. Para o seu lugar, Hélio Sousa chamou Romario Baldé, que estava a participar noTor- neio "Lev Yashin". FC e FP Jurista/ Professor UniversitArio

Programmaboekjes (vanaf 1934) | 2014 | | pagina 15