DO AJAX res de organizagao, mais no que respeita a administragao. Com a experiência assim adquirida, se fundaram os alicerces do AMSTERDAM FOOTBALL CLUBE «AJAX», depois que Pim Mulier primeiro presidente da Federagao Holandesa trouxe de Inglaterra para os Paises Baixos a nova moda do «football association». O nome de Ajax tomou-se notado, pela primeira vez, em 1908, quando da fusao com o «Holland» um forte clube da HI Divisao, uma decisao que mereceu o apoio de toda a cidade pois Amesterdao permanecera sem- pre na obscuridade quanto a futebol. campeonatos. Obra de Jack Reynolds, um treinador que moldou novos talentos e cons- truir um «team» digno do passado. A Segunda Guerra Mundial atirou de novo o Ajax para um piano secund&rio; muitos dos seus membros eram judeus e o invasor alemao foi implacavel. No entanto, mais uma vez o Ajax reagia e, em 1947, triun- fava de novo no campeonato da Holanda, mercê de outra equipa de categoria, da qual faziam parte Van Dijk, Potharst, Drager, Van der Hart, Van Stoffelen e Michels, este o actual treinador. Depois de alguns anos de menos notorie- dade, o AJAX voltou ao galarim cerca de dez anos passados, surgindo entao o chama- do «decénio dourado» do clube, com um «re cord» pouco vulgar: cinco tltulos em dez Finalmente, em 1911, o AJAX viu trans- formar-se em realidade o grande sonho de lempre: ascender I Divisao. A equipa era entao dirigida pelo inglês Kirwan, e dela faziam parte grandes «estrelas» do passado, como Grootmeyer, Pelser, Fortgens (o pri meiro «capitao»), Schoevaart e outros. Seguiram-se anos dificeis até a Primeira Grande Guerra. Uma quebra levou o Ajax a II Divisao, em 1913. Mas o clube era de homens lutadores, que reagiram a adversi- dade e, em 1918, ja o Ajax estava novamen- te no topo do êxito. E, após uma carreira imparavel, conquistou, nesse ano, o titulo de campeao da Holanda. Eis os nomes dos jo- gadoras que constituiam a gloriosa equipa: Smit; Fons Pelser e Couton; Hordijk, J. Pelser e Terwee; De Natris, Van Dort, Brok- mann, De Haan e Gupffert. O mesmo con- junto repetiu a faganha no ano seguinte. amsterdam Mais dez anos de relativo silêncio, e novo titulo em 1957 precisamente trés anos de pois da introdugao do semi-profissionalismo na Holanda. E, nos ültimos trés anos, voltou a firmar- -se grande superioridade do AJAX no fu tebol holandês, com o triunfo em trés cam peonatos nacionais consecutivos (1966-1967- -1968), um feito jamais conseguido por qualquer clube da Holanda.

Programmaboekjes (vanaf 1934) | 1969 | | pagina 9